5 passos para realizar seus sonhos

1 – Não fuja da realidade

 

Embora não seja novidade a importância do orçamento familiar, muitas famílias acabam relegando essa atividade ao esquecimento.

 

Por que?

 

Bom, colocar de um lado da planilha todas as receitas e do outro todas as despesas não é exatamente uma atividade prazerosa. Ainda mais quando o resultado dessa equação aponta para um saldo negativo ou aparentemente insuficiente.

 

De um modo geral, as pessoas conhecem as consequências dos seus abusos e não é diferente quando a questão é o dinheiro.

 

Mas, para conquistar a tão sonhada independência financeira ou simplesmente jantar em um restaurante premiado sem culpa no dia seguinte é preciso ter a serenidade de encarar a realidade e disciplina para corrigir eventuais desperdícios.

 

2 – Defina seus objetivos

 

Não existe um manual para isso, a felicidade para cada um de nós, está em diferentes experiências. O importante é saber o que exatamente desperta esse sentimento em você ou na sua família.

 

O que te dá mais prazer? Jantar nos melhores restaurantes ou cozinhar em casa para os amigos? Viajar duas vezes por ano ou apenas uma vez em grande estilo? Morar em um grande apartamento perto do trabalho ou ter uma casa na praia?

 

Quando os objetivos estão definidos, dimensionados e colocados no horizonte do tempo, cada esforço é um passo dado. A percepção de estarmos cada vez mais perto do objetivo funciona como um grande estímulo para apressarmos o passo. Fica mais fácil cortar os supérfluos e até mesmo fazer alguns sacrifícios.

 

3 – Corte o que é supérfluo

 

As pessoas imaginam que contabilizar os pequenos prazeres do dia a dia significa ver vida ser tomada pela avareza. Mas o planejamento financeiro está, justamente, a serviço do bem estar e não o contrário.

 

O segredo está em definir o que é supérfluo para você.

 

Quais são os gastos que estão impactando seu orçamento sem que você de valor a eles.

 

Ou quais são as despesas que você está disposto a cortar ou diminuir para realizar o que mais importa pra você?

 

4 – Realize pequenos sonhos

 

Depois de definir as prioridades, cortar os supérfluos e talvez um ou outro sacrifício, você estará mais perto de realizar seus sonhos. Tenha foco e disciplina, e procure revisar sua trajetória periodicamente.

 

Realize pequenos prazeres do dia a dia, poupe para os grandes projetos e realize alguns menores no meio do caminho. Isso é muito importante na caminhada. Funciona como combustível, dando uma amostra do que está por vir e mostrando que o esforço vale a pena.

 

5 – Conte com um planejador financeiro

 

Padrão de vida no presente e no futuro, manutenção de dependentes, investimentos e educação financeira,  proteção patrimonial, projetos e sonhos fazem parte de um planejamento financeiro.

 

O processo de construção desse plano é enriquecedor e ajudará a pavimentar a sua caminhada. Um bom planejamento financeiro deve contemplar um projeto de vida e o planejador financeiro será seu principal aliado.

 

Pronto para começar?

Saiba mais sobre Planejamento Financeiro Pessoal

Conheça o Diagnóstico Online