Assessoria em Investimentos

A assessoria de investimentos é uma das formas do investidor acessar produtos no mercado financeiro. Para que fiquem claras as responsabilidades de cada agente que atua no mercado financeiro, confira abaixo as definições de acordo com a legislação:

 

  • Consultor de Investimentos: regulamentado pela Instrução CVM 43, é o profissional que “tem como responsabilidade assessorar os investidores interessados em fazer aplicações diretamente no mercado” – Este profissional faz somente consultoria e não pode distribuir produtos financeiros ou realizar gestão ou administração de carteira, e se remunera diretamente pela cobrança junto ao investidor de forma combinada.
  • Assessor de Investimentos: é o Agente Autônomo de Investimentos, regulado pela Instrução CVM 497. É o profissional que atua na “prospecção e captação de clientes, além de recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação” – Ele distribui produtos financeiros e não é um gestor ou administrador de carteira, e se remunera exclusivamente pelas comissões que os produtos financeiros lhe oferecem.
  • Gestão ou Administrador de Carteira de Investimentos: é regulamentado pela Instrução CVM 558 e atua diretamente na “gestão e manutenção de uma carteira de valores mobiliários, incluindo a aplicação de recursos financeiros no mercado de valores mobiliários por conta do investidor” – É responsável por fazer as aplicações e possui autorização para isso, remunerando-se diretamente pela cobrança junto ao investidor de forma combinada.

 

Como as responsabilidades desses profissionais são diferentes, cabe ao investidor decidir qual(is) dele(s) o auxiliará.

 

A Brain4Finance possui o serviço de Assessoria de Investimentos (AAI) como forma de distribuir produtos financeiros aos nossos clientes, e somos remunerados por estes produtos, por cada cliente atendido. Acreditamos que a melhor maneira de mitigar conflitos de interesse, naturais da relação ao se receber comissão por produto distribuído, é a transparência e o reconhecimento por parte do investidor das regras do mercado.

 

Brain4
 

Assim, distribuir produtos financeiros deverá ser uma relação habitual e a mais isenta dentro dos parâmetros de proteção aos melhores interesses do cliente.